Prof. Dr. Francisco César Carnevale

CRM 69.646

Referência nacional e internacional em Radiologia Intervencionista, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular. Graduado em Medicina desde 1990 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, sua formação acadêmica inclui Residência Médica em Cirurgia Geral, Cirurgia Experimental e Transplante de Fígado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

 

Durante os anos de 1995-1997 fez diversos cursos de especialização (Research and Clinical Fellow) em renomadas instituições dos Estados Unidos e Europa. Obteve os títulos de Doutor em Ciências (1999) e de Professor Livre-Docente (2014), ambos pela Facul-dade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 

Atualmente é diretor dos Serviços de Radiologia Vascular Intervencionista do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP), do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP) e do Hospital Sírio Libanês – São Paulo. O Prof. Carnevale é responsável pelas disciplinas de Graduação e Pós-graduação na área de Radiologia Intervencionista da FMUSP.

 

Ocupou o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE) na Gestão 2009-2010. Tem experiência em Radiologia Intervencionista (vascular e não vascular), atuando principalmente em intervencionismo hepático-biliar adulto e pediátrico (tratamento de tumores hepáticos, quimioembolização, radioembolização, TIPS, hipertensão portal, drenagens biliares, etc), ginecológico-obstétrico (mioma uterino, hemorragias gestacionais) e endovascular periférico (aneurismas, angioplastias vasculares com e sem stent e embolizações em geral).

 

É autor de mais de 50 artigos científicos publicados em periódicos/revistas médicas de alto impacto e de mais de 20 capítulos de livros. Autor da obra Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. O livro editado em 2006 pela Livraria e Editora Revinter é referência nacional para a especialidade e o lançamento da segunda edição está programado para 2016.

 

Pelo seu pioneiro trabalho experimental desenvolvido na Universidade de Harvard (Boston – USA) e estudo clínico no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), atualmente, sua principal linha de pesquisa está focada no tratamento dos pacientes com sintomas do trato urinário inferior associados ao crescimento da próstata pela Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Desenvolveu e publicou, pela primeira vez na literatura científica mundial, a técnica da Embolização das Artérias da Próstata (EAP) dentro do Hospital das Clínicas da FMUSP sob supervisão dos professores Miguel Srougi e Giovanni Guido Cerri. Como resultado deste trabalho inédito, o Prof. Carnevale organiza e ministra cursos de treinamento sobre a técnica da EAP no Brasil, Europa e Estados Unidos.

 

Sua carreira científica destaca-se também por ter integrado mais de uma dezena de bancas exami-nadoras de mestrado e doutorado e organizado diversos eventos científicos da área. Atua também como professor e orientador dentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tendo sido responsável pela formação de mais de 30 Especialistas em Radiologia Inter-vencionista espalhados por todo o Brasil.

 

VOLTAR EQUIPE MÉDICA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

CONSULTÓRIO

Rua Dona Adma Jafet, 74 Sala 143

São Paulo/SP +55 11 3237.1616